sexta-feira, 27 de novembro de 2009

The Bank Youth Centre: Young People.



Documentário de Levitschi Alexandru e Ivo Salgado, finalistas da Escola Profissional Val do Rio na Chew TV, Plymouth.

Aluno Val do Rio na Chew TV


Levitschi Alexandru, finalista do curso de vídeo da Escola Profissional Val do Rio, foi um dos felizes contemplados para o estágio em Plymouth. Recorda com muita satizfação as sete semanas de estágio na pequena cidade ao sul de Inglaterra "uma verdadeira oportunidade para conhecer outra cultura, língua e costumes muito diferentes de Portugal". O aluno estagiou na área de produção na Chew TV, produtora on-line, que apresenta trabalhos de jovens realizadores.
Elaborou ainda um show reel, trailler de vários filmes, e um documentário sobre a Associação PM2 (Plymouth, muisc, zone), uma associação que anima socio-culturalmente jovens de vários bairros carenciados.
Alexandru considera fundamental o estágio num país mais avançado em termos tecnológicos permitindo-lhe ,assim, aprender de uma forma mais concreta toda a formação que recebeu nos três anos do curso na Escola Profissional Val do Rio.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Novos materiais nas aulas técnicas


As aulas técnicas da Escola Profissional Val do Rio receberam recentemente 3 operações de renovação de materiais de grande qualidade com vista à melhoria da formação profissional leccionada por este projecto educativo.

A aula do curso de artes gráficas adquiriu a máquina de impressão digital Xeikon Dcp50d que se caracteriza por ter uma melhor qualidade, personalização de documentos, imprime em formato 50, e de grande velocidade de impressão.
O curso de vídeo também sofreu amplas melhorias técnicas com a renovação dos computadores da sala de vídeo e aquisição de 10 AVIDS - software para edição de imagem e pós-produção.

Foram ainda instalados 10 computadores novos no laboratório da loja do curso de electrónica e outros 10 computadores no laboratório de aulas deste curso, todos os materiais foram instalados pelos alunos como forma de praticar a formação que recebem durante o curso.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Terminou estágio em Plymouth


Quatro alunos finalistas do curso de vídeo da Escola Profissional Val do Rio terminaram o estágio de sete semanas em Plymouth, Inglaterra. Rogério e o Pedro estiveram a trabalhar num projecto de solidariedade social - a produção de um vídeo promocional para o projecto Mind Oasis da associação Mind, que dá apoio a doentes com distúrbios mentais. Os alunos Alexandru e o Ivo estagiaram na Chew TV, uma Web TV com conteúdos institucionais e de divulgação de jovens realizadores, onde realizaram a parte audio e vídeo de showreels que serão apresentados pela empresa.

Os jovens profissionais regressaram com satisfação pelos conhecimentos atingidos pela experiência profisisonal e pelo contacto com a cultura inglesa. De realçar que os alunos tiveram excelentes notas abrindo assim a oportunidade de projectos futuros com estas empresas do Reino Unido.

Veja aqui o testemunho da performance dos nossos "Plymoutheans":
http://www.chewtv.com/Pages/BlogArticle.aspx?articleid=129

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dois alunos val do Rio nas meias finais internet challenge


Dois alunos da Escola Profissional Val do Rio participaram no passado sábado nas meias finais do Oeiras Internet Challenge, na Biblioteca Municipal de Oeiras.
O torneio de jogos multimédia consistiu na pesquisa de informação na Internet, proporcionando aos participantes 14 horas de desafios e acção.
A dinamizar a fase final do Torneio esteve João Manzarra, da SIC, que proporcionou um ambiente de concurso competitivo e animado.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Pace of Design


Os alunos do 3º ano de Design Gráfico visitaram a exposição "Pace of Design" inserido na Experimenta Design 2009, nos Museus da Politécnica.
A mostra explora o processo de trabalho de diferentes ateliers de design em diferentes pontos do mundo, em plena época de globalização cultural.

Compreender as diferentes velocidades de trabalho, mas também os ritmos de produção e as características de uma determinada localização artística são os temas essenciais desta exposição.

Lapse in Time


A exposição “Lapse in Time” patente no Salão Nobre da Sociedade Nacional de Belas Artes foi visitada pelos alunos de Design Gráfico da Escola Profissional Val do Rio.
Nesta mostra 18 designers internacionais ensaiam a revitalização do espírito arts and crafts combinados com as novas tecnologias, apresentando soluções que se demarcam dos padrões dos tempos de crise e de produção massificada.
As experimentações relacionam-se com diversas áreas como a antropologia, as ciências cognitivas, as artes visuais e os desafios ecológicos.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Oeiras Internet Challenge

Vai decorrer o Oeiras Internet Challenge, no dia 14 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Oeiras. A Escola Profissional Val do Rio vai estar presente com várias equipas de alunos do curso de Electrónica e Telecomunicações.

Um torneio em que equipas de jovens verão as suas competências de pesquisa e a correcta utilização de diversas ferramentas de busca colocadas à prova, ao longo de cinco desafios. Os melhores receberão prémios, sendo que para os primeiros quatro lugares há computadores portáteis, desktops, impressoras e livros, entre outros.

Quick, Quick, Slow no CCB

Os alunos do curso técnico de Multimédia visitaram a exposição Quick, Quick, Slow no Centro de Arte Moderna, do Museu Berardo, no CCB.

A exposição tem como objectivo analisar a dimensão do tempo no design gráfico. Apresenta as influências e impactos entre grafismo impresso e animado.
Quick, Quick, Slow explora o modo como os designers têm desenvolvido a ideia e fluxo do tempo através de formas estáticas, do “look dinâmico” e das primeiras experiências modernistas com tipografia até às complexas sequências animadas concebidas para cinema e publicidade.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Dr. Marcos Sá veio conhecer a Escola Val do Rio


O Presidente da Comissão Política da Concelhia do PS de Oeiras, Dr. Marcos Sá, visitou a Escola Profissional Val do Rio na última semana de Outubro. O 20º aniversário da EPVR, o combate do insucesso escolar e o apoio dado às famílias na interligação aluno/escola/família foi um dos aspectos realçados pelo eng. José Lobato, da Fundação A Junção do Bem.

Pedro Ramos Almeida, assessor do Grupo Parlamentar do PS para a área de Educação, e José Paiva, dirigente do Partido Socialista de Oeiras, fizeram parte da comitiva do PS nesta visita à Val do Rio.

Encontro de tutores


No próximo dia 13 de Novembro vai decorrer a jornada Caminhos da Tutoria uma sessão de reflexão sobre o trabalho de tutoria da Escola Val do Rio, em Oeiras.
Este encontro consiste numa jornada de trabalho para promover as tutorias, uma forma a dar o apoio necessário aos alunos da Val do Rio.
Durante este convivio decorrerá um momento de partilha de experiências acompanhado de magusto. Um evento aberto a todos os professores.

Revista Surf Portugal na Val do Rio




O Director da Revista Surf Portugal, João Valente, visitou a Val do Rio para conhecer o projecto educativo desta Escola Profissional. Revelou ter ficado agradavelmente surpreendido pelas aulas tecnológicas de vídeo, design e artes gráficas, electrónica. Os alunos do segundo ano de vídeo deram a conhecer o projecto de um documentário que tem como objectivo acompanhar o quotidiano de 6 surfistas do g-force do campeonato nacional, o making off do documentário será acompanhado pela revista de surf.
A inovação do curso de Desenho Digital 3D foi outro aspecto destacado por João Valente pois "permite aos alunos acompanharem as últimas tendências das técnicas de animação digital a 3 dimensões", segundo adianta o jornalista da Revista Surf Portugal.

Visita ao Museu Nacional de Arte Antiga


A turma Técnico de Design Gráfico 08, da Escola Porfissional Val do Rio do Estoril, visitou a exposição temporária Encompassing the Globe: Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII, no Museu Nacional de Arte Antiga.
A exposição possibilitou aos alunos o conhecimento da universalidade da aventura dos Descobrimentos Portugueses contornando o território africano a sul, com a navegabilidade do Cabo da Boa Esperança, aventurando-se na exploração marítima das costas do Índico e do Pacífico ou atravessando o Oceano Atlântico em direcção ao continente americano.

A visita ao Museu de Arte Antiga teve como objectivo aprofundar o estudo do Renascimento Europeu, em curso numa disciplina História e Cultura das Artes do curso de Design Gráfico.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Salas de aula Val do Rio usam modelo americano


A Escola Profissional Val do Rio utiliza o modelo americano de disposição de carteiras em u na parte central da sala. Por sua vez as cadeiras com rodas permitem uma maior mobilidade entre o espaço da aula teórica e o trabalho prático no computador.

Segundo o especilialista de educação Augusto Cury esta é uma excelente forma de captar a atenção dos alunos, sendo por isso um bom auxiliar do trabalho dos professores.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Como prevenir Toxicodependência

Foi o tema da primeira conferência de familias da Escola Val do Rio organizado pela Associação Azimute que contou com a presença da Dra. Fátima Fonseca, Presidente do Centro de Orientação familiar.

Considerado como um dos melhores temas alguma vez tratados neste ciclo de conferências mensal os organizadores adiantaram que irão realizar uma segunda sessão com um carácter mais técnico sobre o tema da toxicodependência. Como detectar os sintomas e os tratamentos a aplicar em casos de toxicodependência será a segunda parte deste encontro.
As conferências de familia são uma excelente ajuda para os pais e professores que lidam directamente com a realidade dos alunos.

Visita de estudo a Museu de Farmácia


O 1º ano do curso de Apoio Psicossocial da Escola Val do Rio visitou o Museu da Farmácia na última semana de Outubro. Esta exposição foca a evolução da Medicina e da Farmacologia ao longo dos tempos.
A iniciativa escolar insere-se no âmbito da disciplina de Psicopatologia Geral, no 1º módulo estuda-se a evolução do conceito de doença mental através da História.

O Museu reúne, cronologicamente, material alusivo à história da farmácia. Inclui uma ala que reconstrói cenários em tamanho real de diferentes estabelecimentos farmacêuticos ao longo de diferentes épocas, sendo de destacar a farmácia da Macau.

"A colecção baseia-se em peças que representam 5000 anos de história da saúde em civilizações tão díspares como o Antigo Egipto, a Mesopotâmia, Roma, Grécia, Islão, América do Sul, China, Tibete, Japão, África e Europa moderna, em materiais como granito, alabastro, cerâmica, bronze, madeira, terracota e vidro.
Uma componente essencial são as reconstituições de quatro farmácias representativas de períodos históricos do século XVIII ao século XX, com destaque para uma farmácia de Macau", segundo o catálogo da exposição.

As alunas da Escola Val do Rio do Estoril demonstraram muito interesse e foram bastante participativas na visita de estudo ao Museu de farmácia.