terça-feira, 2 de novembro de 2010

Iniciativa Plataforma Saúde na Escola


O grupo de parceiros assinou no último dia 15 de Outubro no Centro Cultural de Cascais uma carta compromisso estabelecendo um vínculo formal a princípios de promoção da saúde. Entre os participantes, estão o Município de Cascais, Agrupamento dos Centros de Saúde de Cascais, todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e alguns da rede privada e ainda a Federação da Associação de Pais.


No decurso de 2009 a Divisão de Promoção da Saúde, detectou a necessidade de desenvolver uma instância de diálogo concertado e regular, em torno da Promoção e Educação para a Saúde, com a comunidade escolar.

A “Plataforma Saúde na Escola” assumiu assim um carácter de parceria entre a comunidade escolar da rede pública, designadamente com os Professores Coordenadores de Educação para a Saúde e Educação Sexual e outras organizações de âmbito concelhio e nacional. O objectivo é desenvolver na Escola um Projecto de Saúde assegurando a autonomia dos diferentes projectos educativos, e o respeito pelas dinâmicas locais e de parceria, já estabelecidas.

Na medida em que a escola pode contribuir significativamente para que as crianças e jovens desenvolvam as competências para compreender e adoptar estilos de vida mais saudáveis, tanto no plano pessoal como ambiental, esta abordagem concertada da educação para a saúde em meio escolar aparece para fazer a diferença.