sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Lusa faz reportagem sobre os 20 anos da Escola Val do Rio


A Agência de Notícias Lusa esteve em reportagem na Escola Profissional Val do Rio que comemora os seus vinte anos de existência. O eng. José Lobato, Fundação A Junção do Bem, deu a conhecer a história da EPVR no contexto do ensino profissional em Portugal.
A Directora Pedagógica, Ana Bandeira, destacou as mais valias deste projecto educativo: o apoio personalizado a cada aluno e um corpo docente altamente profissional em permanente contacto com o mercado de trabalho, o que permite uma constante actualização das técnicas formativas.
O vídeo apresenta as instalações escolares, as suas áreas técnicas e o depoimento de um aluno de vídeo que revela a sua opção por um curso profissional na Val do Rio.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Val do Rio comemora 20 anos - vídeo da Agência Lusa

Alunos Val do Rio visitam empresa gráfica


Os alunos do curso Operador de Impressão, de nível II, e do curso Técnico Artes Gráficas, de nível III, visitaram esta semana a empresa gráfica Euro2.
Os professores Nuno Manuel e Adalberto Barbosa consideram que esta visita em particular "correu muito bem, até pela constante participação dos alunos na explicação de todo o processo de produção da gráfica".
O departamento de recursos humanos da Euro2 revelou vontade na concretização de estágio dos alunos Val do Rio nesta empresa.

Peddy Papper em Lisboa


No passado dia 21 de Outubro decorreu a actividade peddy-paper no âmbito da disciplina de português. O passeio na cidade de Lisboa contou com a participação dos finalistas dos cursos Técnico de Design Gráfico e Técnico de Multimédia.
O tema do peddy paper centrou-se na vida e obra de Fernando Pessoa, tendo como objectivo visitar alguns locais emblemáticos do autor na sua relação com a cidade de Lisboa. Para as professoras Teresa Figueira e Tânia Flamino "esta é uma forma lúdica de aplicar a aquisição de conhecimentos da disciplina de Português".

Viagem a França no âmbito de programa Comenius


Na sequência do intercâmbio internacional Technowaste o eng. Esteves, Director da Forpro, e o coordenador de projectos Comenius, Vasco Corisco, deslocaram-se ao Lycée Marcel Callo, em Redon, França, para uma visita preparatória do segundo ano da parceria bilateral Tecnhowaste ao abrigo do programa Comenius – mobilidade de educação no espaço comunitário.
Este projecto prevê a mobilidade dos alunos às duas escolas para conhecerem as boas práticas de reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos ( REEE) realizadas em cada país.

A visita ao Lycée Marcell Callo teve como objectivo preparar a viagem dos alunos franceses em Março de 2010 à Val do Rio e definir alguns aspectos do segundo ano da parceria: a comunicação remota entre as duas escolas através de sype, a realização de website, criação de logótipo de eco - escola, e a produção de um vídeo sobre a experiência da parceria.
No final do projecto serão produzidos folhetos informativos com os protocolos de reciclagem trabalhados durante o projecto.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Curso Desenho Digital 3D visita o Porto


Na semana passada o curso de Desenho Digital 3D rumou ao Porto para uma visita de estudo sobre grandes obras e espaços arquitectónicos. Uma viagem para preparar o trabalho dos alunos no workshop técnico de Fevereiro.
A Casa da Música, centro de cultura da cidade do Porto projectada pelo arquitecto Rem Koolhaas, deu início ao itinerário, seguindo-se visitas a espaços arquitectónicos de Siza Vieira como é o caso do Museu de Serralves onde a obra e os jardins estão em perfeita harmonia arquitectónica.
Foi com grande entusiasmo que os alunos do segundo ano observaram obras no espaço urbano como a Piscina das Marés e Casa de Chá, em Leça da Palmeira. Também a Igreja de Marco de Canavezes, caracterizada por linhas rectas, reflecte uma boa inserção no espaço arquitectónico.
Esta foi uma excelente oportunidade para estudar no terreno o efeito da luz e dos materiais no âmbito da matéria de Desenho Digital3D

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Peniche recebe prova mundial de surf

Portugal acolhe pela primeira vez a mais importante competição de SURF profissional. De 19 a 30 de Outubro, Peniche recebe o Rip Curl Pro Search,
a 9ª etapa do ASP World Tour.
O campeão nacional Tiago Pires (Saca), o primeiro português a competir
no World Tour, integra o painel dos atletas presentes neste circuito.

Sigam esta informação em
http://aeiou.surfportugal.pt/artigodetalhe.aspx?channelid=999EF7E8-CA4D-4208-AB19-F7961E3DEA0F&contentid=3B556D65-D82C-4A54-BE56-4719490A0F4D

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Val do Rio recebe visita da Comissão Europeia


A Escola Val do Rio recebeu o representante do gabinete de monitorização de estágios internacionais ( programa Leonardo Da Vinci) da Comissão Europeia, Eugénio Rivière, no dia 22 de Outubro.

Apenas duas escolas foram alvo desta visita a Portugal: a Val do Rio e uma escola em Lisboa.

Actualmente decorrem dois projectos internacionais na nossa escola: a parceria bilaterial comenius " Technowaste" com uma escola francesa, em Redon, França; e o estágio em Plymouth de quatro alunos de vídeo.

Pelo que estamos todos de parabéns!

Entrega de Diplomas Val do Rio

No dia 19 de Outubro decorreu a cerimónia de inauguração do ano lectivo 2009 - 2010 da Escola Profissional Val do Rio com a atribuição de diplomas aos melhores alunos do último triénio. Foram entregues prémios de Mérito do Ministério da Educação aos alunos Bernardo Neves, do curso de Design Gráfico, Irina Maio, do curso de Design Gráfico e a Ana Margarida Correia, do curso de Artes Gráficas.
O evento contou com a presença do Dr. Carlos Carreiras, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Luís Capucha, Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e a Dra. Lourdes Gaspar, chefe de equipa multidisciplinar das Novas Oportunidades da Direcção Regional de Educação de Lisboa.
De realçar que cerca de 300 alunos da Val do Rio deslocaram-se em massa à cerimónia de abertura do ano lectivo 2009-2010, na Cidadela de Cascais.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Chew TV

Recomendo uma vista de olhos pelo novo website da Chew TV, a webTV onde presentemente estagiam dois alunos de Vídeo da nossa escola. É um site feito com a nova tecnologia da plataforma MediaFreedom, onde se podem ver curtas metragens inspiradas feitas por jovens aspirantes a realizadores.

A Chew TV e a Val do Rio estão em vias de negociar uma parceria estratégica para a concretização de objectivos comuns.

Entrega de Diplomas Val do Rio


A Escola Profissional Val do Rio realiza cerimónia de abertura do ano lectivo de 2009/2010 e entrega de diplomas aos alunos finalistas, no dia 19 de de Outubro, segunda-feira, pelas 18 horas.
Vai ter lugar na Fortaleza de Cascais, Cidadela, Av. D. Carlos I, em Cascais.

Estamos todos convidados a assistir ao evento.
Não deixes de participar!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Val do Rio aposta na formação escolar obrigatória


A Escola Profissional Val do Rio informou a Direcção Regional Educação de Lisboa dos bons resultados atingidos pelas políticas de combate ao abandono escolar no ano lectivo de 2008-2009.
"Regozijamo-nos por estes resultados que provam a justeza das políticas de combate ao abandono escolar, nas quais com satizfação participamos e contribuímos", disse Ana Bandeira, Directora Pedagógica da EPVR.
Trinta e dois alunos dos 60 matriculados nos cursos de Educação e Formação, nas especialidades de Operador de Impressão – Tipo 3, Operador de Pré impressão e de Electricista de Instalações – Tipo 2, prosseguiram os estudos em cursos de nível III na Escola Profissional Val do Rio.
Com esta medida a EPVR aposta na escolaridade obrigatória permitindo uma melhor qualificação profissional, com vista a inserção no mercado de trabalho.