quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Parceria Multilateral Comenius vai mesmo avançar


As escolas de Portugal, Espanha e França acordaram avançar com um projecto de concepção e construção de um meio de transporte motorizado com zero emissões de carbono.

Durante a visita preparatória que decorreu em Redon, França, de 19 a 22 de Janeiro, traçaram-se as linhas gerais do projecto CYCLE E-MOTION: Solar-powered electrical bicycles for multiple mobility purposes.

A Escola Val do Rio, o Instituto Torres Villarroel e o Lycée Marcel Callo vão desenvolver, em paralelo, projectos para a construção de um protótipo de bicicleta equipada com motor eléctrico alimentado por um posto de carga fixo cuja fonte de energia será solar, através da utilização de painéis fotovoltaicos.

Cada escola irá fazer uma aplicação no terreno deste meio de transporte, que poderá ser a deslocação diária entre dois pontos fixos (por exemplo, o trajecto entre a estação de comboios e a escola) ou uma utilização lúdica (por exemplo, o aproveitamento de linhas ferroviárias abandonadas para passeios turísticos).

Na Val do Rio, o projecto terá um carácter transdisciplinar, com a colaboração de diversas áreas técnicas para a concepção, design e execução da bicicleta, do posto de carga e da campanha de sensibilização pública.

Sem comentários: