sábado, 20 de abril de 2013

E-MAESTRO nas comemorações do 102.º aniversário da Guarda Nacional Republicana

O projeto de doutoramento de Rui Avelans Coelho, docente do curso de Vídeo da Val do Rio, é apresentado em destaque no Quartel do Carmo, inserido nas comemorações do 102.º aniversário da GNR.
O E-MAESTRO é um projecto desenvolvido no âmbito do doutoramento em Media Digital. A instalação é composta por três telas unidas entre si (uma frontal e duas laterais), nas quais são reproduzidas imagens de três projectores de vídeo sincronizados com uma instalação sonora que envolve por completo o utilizador. Nesta instalação é reproduzida a actuação da Banda Sinfónica da GNR executando a abertura da ópera “Carmen”, de Bizet.
No centro da instalação encontra-se a consola de controlo − a "estante do maestro” − que permite ao utilizador interagir com a aplicação de vídeo, ficando assim com a sensação de estar a “dirigir” a banda.
A consola de controlo apresenta vários botões implantados em sectores coloridos que correspondem à disposição dos naipes de instrumentos na banda. Cabe ao utilizador “dar as entradas e saídas” aos vários grupos de instrumentos, bastando para isso carregar nos respectivos botões da consola.
O evento será inaugurado às 16 horas do dia 24 de abril, e estará patente ao público, das 10 às 18:00 horas, do dia 25 de abril até 12 de maio.

Veja mais sobre o E-MAESTRO no YouTube:

 Reportagem RTP

 Reportagem SIC

Making of

Sem comentários: